quinta-feira, 26 de junho de 2014

ATRAPALHO DA EQUIPE DO GOVERNO "ITERACRE" CAUSA CONSTRAGIMENTOS EM CARTÓRIO

   

Em meio aos discursos eloquentes e bonitos, foram, entregues, os Títulos definitivos dos Moradores do Bairro da Cohab, Copacabana e centro. Mas, o que me parece é que houve um atrapalho da instituição ITERACRE na hora de coletar os dados dos moradores e recolher informações junto ao Cartório do Município. 

Algumas pessoas que tentaram registrar seus referidos títulos não puderam, devido, já possuírem seus títulos definitivos. Segundo o cartório do Município não poderiam fazer tal registro, pois, caracterizaria duplicidade de título de propriedade, um ato, totalmente ilegal. 

Mas, ás pessoas que de fato ainda não tem seus títulos definitivos poderão fazer o registro, mas antes haverá uma reunião com o prefeito Rodrigo Damasceno, setor imobiliário do município, o cartório e o representante do INTERACRE.

Na hora da coleta de dados dos moradores, os funcionários, do INTERACRE passavam á informação que independente dos moradores que tinham seus títulos definitivo. Os referido títulos que os moradores tinham não erá validado e o que teriam validade seriam esses que haveriam se entregue pela a referida Instituição. Vamos Aguardar!. ( Quando ás instituições não tem informações e não interagem com ás demais instituições, ocorre, isso. Incompetência e constrangimento ás pessoas de bem).

quarta-feira, 25 de junho de 2014

5 DICAS PARA QUE SEU GRUPO DE ESTUDO FUNCIONE DE VERDADE!



Uma das maneiras mais eficientes para se preparar para qualquer prova ou exame é a formação de um grupo de estudo que ajudará todos seus integrantes que têm um objetivo em comum.

Entretanto, para que essas reuniões sejam eficientes, é necessário adotar algumas regrinhas que todos devem cumprir. Vamos a elas:

1 – Grupo de estudo é para ESTUDAR!
Embora pareça redundante, essa pode ser chamada de “regra de ouro”. Muitos estudantes se reúnem e acabam apenas “colocando o papo em dia”. Portanto, o grupo deve realmente assumir o compromisso de estudar.

2 – Não forme grupo grande!Já está mais do que provado. Grupos com muitas pessoas têm maior tendência a se dispersar. Assim sendo, não forme grupo com número superior a 4 participantes.

3 – Escolha integrantes realmente empenhados!

Ao contrário do que parece, as pessoas que mais agregam ao grupo são as dedicadas e não as inteligentes. Lembre-se que quem ensina, aprende duas vezes! Dessa forma, se tiver que optar por um colega esforçado e outro apenas inteligente, não tenha medo! Escolha aquele que você sabe que cumprirá o combinado à risca.

4 – Material em mãos!

Não adianta nada o grupo se reunir e não ter os livros necessários para pesquisar. Certifique-se que todas as reuniões terão o material necessário para que o grupo trabalhe sem interrupções.

5 – Dê preferências aos exercícios e não a teoria!

O grupo foi feito para que seus integrantes se ajudem entre si, correto? Logo, não tem sentido algum todo mundo se encontrar e decidir ler o conteúdo do livro didático. Neste exemplo, seria muito mais interessante se todos já tivessem lido a teoria. Portanto, separe bem o que cada um deve estudar sozinho e o que será feito na hora da reunião. Em geral, cada um deve fazer, em sua casa, as leituras das teorias. O grupo deve ter como foco os exercícios e os debates.

Agora é com você. Ou melhor, com vocês!

TARAUACÁ: GOVERNADOR TIÃO VIANA E SECRETÁRIO EDVALDO MAGALHÃES ENTREGAM AGROINDÚSTRIA DO MUNICÍPIO

                                    Governador visita instalações da agroindústria de Tarauacá

O Governador Tião Viana esteve em Tarauacá na tarde desta terça feira, 24 de junho, onde inaugurou as instalações da Agroindústria de Tarauacá, com estrutura de uma empacotadeira de grãos e outra de processamento de polpa de frutas regionais.

                                Governador entrega 600 títulos de propriedades em Tarauacá

Antes, o Governador acompanhado do vice César Messias, Deputada Federal Perpétua Almeida, Deputados Estaduais Moisés Diniz, Manoel Moraes, autoridades locais e população, fez entrega de 600 títulos de propriedades urbanas para moradores dos /bairros Cohab, Copacabana e parte do Centro da cidade, através do programa de regularização fundiária desenvolvido pelo ITERACRE em parceria com a prefeitura do município.

                                                Secretário Edvaldo Magalhães - SEDENS

O Secretário Edvaldo Magalhães (SEDENS) mobilizou os produtores do município para participarem do ato de inauguração a Agroindústria e falou da luta de todos os trabalhadores rurais ao longo de muito tempo e que agora começa a se tornar realidade.

                                                     Farinha Milito sendo empacotada

A cidade de Tarauacá desenvolveu nos últimos anos uma variação da farinha de mandioca, conhecida como “Farinha Militos”, com textura mais granulada e naturalmente crocante.

O produto ocupa posição de destaque no mercado local e passou a ser bastante procurado pelos turistas/passageiros que cruzam a cidade, sendo hoje o produto de referência no município. 

Para agregação de valor a este produto, bem como visando desenvolver estruturalmente canais de comercialização, o Governo do Estado, através da SEDENS em parceria com a Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá – CAET, implantou uma Agroindústria de Empacotamento, incluindo reforma e adequação do espaço físico do antigo prédio da Cageacre, com aquisição e instalação de equipamentos, desenvolvimento de embalagens e estruturas comerciais e apoio na gestão de empreendimento.

                                                       Agroindústria de Tarauacá

Adicionalmente foi concebida no mesmo espaço uma Indústria de Processamento de Polpas de Frutas Regionais (cupuaçu, açaí, abacaxi, goiaba, graviola e outras), possibilitando a agregação de valor aos produtores locais, bem como fomentando a distribuição de renda ao longo da cadeia produtiva.

                                                produtores rurais presentes no event
A capacidade de produção da indústria de empacotamento é de 160 toneladas de grãos ao mês. Já a de processamento de polpa chegará a 80 toneladas ao mês. 

Um investimento na ordem de R$ 1. 539.934,57 (um milhão, quinhentos e trinta e nove mil, novecentos e trinta e quatro reais e cinquenta e sete centavos).

20 empregos diretos serão gerados na estrutura industrial envolvendo inicialmente 350 produtores, mas, com capacidade de aquisição de toda a produção local de farinha de mandioca e de frutas.


Blog: Accioly

domingo, 22 de junho de 2014

PF TEM QUE DEIXAR INQUÉRITOS DE LADO PARA ESCOLTAR AS SELEÇÕES NA COPA


A Polícia Federal tem mais de 100 mil inquéritos em andamento, a grande maioria sobre tráfico internacional de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro - números citados por associações da instituição.

Com tantas investigações para fazer, o governo obrigou delegados da PF e agentes federais a escoltarem as seleções da Copa, um evento privado.

Centenas de delegados e milhares de policiais foram deslocados de suas bases para a tarefa nas cidades, e com custos da União. Nos bastidores, a corporação, a mais respeitada pela população, tentou resistir, mas acatou as ordens do Ministério da Justiça.

PRORROGAÇÃO DO APITO

Reparem, então, que nenhuma operação da PF ocorreu desde o início da Copa. E provavelmente, as previstas, só depois do torneio.

Leandro Mazzini

Blog Coluna Esplanada

Editado por Folha Política

QUANDO RECEBEREI O CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO DO ENEM 2014?



Passadas as inscrições do Enem 2014, a preocupação dos mais de 8 milhões de candidatos se volta, além da preparação é claro, para o recebimento do cartão de confirmação da inscrição.

Antes de mais nada, vale a pena explicar rapidamente o que é e para que serve tal documento. O cartão de confirmação de inscrição do Enem consiste num documento que contém as seguintes informações:


· Número de inscrição;

· Data, hora e local de realização das provas;

· Indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s) solicitados, se for o caso;

· opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);

· Solicitação de certificação do Ensino Médio, se for o caso.


Ele será enviado pelo correio para o endereço indicado pelo participante no ato da inscrição e também estará disponível para consulta no próprio sistema do Inep (órgão responsável pela organização do Enem), podendo inclusive ser impresso. 

O que preocupa muitos candidatos é a data em que o Ministério da Educação (MEC) postará os cartões no correio e disponibilizará no site do Inep. Para sanar tal dúvida, entramos em contato por telefone com a central de atendimento do MEC e fomos informados que ainda não há uma data exata para a liberação dos documentos.

Entretanto, a atendente informou que a previsão é que sejam enviados e disponibilizados no sistema online em data próxima a das provas, que ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro. Ainda de acordo com a atendente, o MEC enviará um aviso por e-mail a todos os inscritos informando sobre a liberação dos cartões.

Somente a título de comparação, na edição do Enem 2013, que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, a entrega dos cartões de confirmação de inscrição foi realizada pelos correios no prazo ente 4 e 18 de outubro, mesma época em que a consulta no site do Enem foi liberada. Portanto, a previsão para chegada dos cartões neste ano é para a segunda quinzena de outubro.
Até lá sua, ¨dor de cabeça¨ deve ser única e exclusivamente os estudos para o exame. Para ver algumas de nossas principais dicas de preparação, recomendamos que leia esta página.

Quanto ao cartão de confirmação de inscrição, fique tranquilo que informaremos a data de sua liberação aqui no infoEnem.

MEC ABRE PROCESSO CONTRA 79 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIRO


Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) abriu processo administrativo para punir 79 instituições de ensino superior que não conseguiram atingir resultados satisfatórios no Índice Geral de Cursos (IGC) e que não tenham assinado Termo de Saneamento de Deficiências do MEC.

O IGC é um instrumento feito com base numa média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Dessa forma, acaba funcionando como indicador da qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado das instituições avaliadas. 

O valor atribuído varia de 1 a 5. Instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média. Por isso, sofrem penalidades como suspensão de seus processos seletivos e até fechamento do curso avaliado. O índice é divulgado todo ano pelo MEC.

As instituições com o índice considerado ruim estão proibidas de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de participar de processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Tanto a decisão quanto a lista de instituições penalizadas foram publicadas na edição no último dia 18, no Diário Oficial da União.
De acordo com a lei, as instituições têm o prazo de apenas 15 dias para apresentar suas respectivas defesas à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. 

Como dito anteriormente, a abertura do processo administrativo pode levar ao descredenciamento definitivo de todos os cursos. Para se ter uma idéia, algumas instituições já tiveram avaliações ruins em 2011 e, até o momento, não apresentaram nenhum plano para que sejam sanadas as deficiências aponta das pela avaliação do MEC. Dentre as 79 instituições punidas, 14 estão no estado de São paulo.

HOJE É O ANIVERSÁRIO DA MARIA ABIEMILLY



Quando você nasceu filha, uma alegria enorme tomou conta de mim, por saber que veio ao mundo perfeita e cheia de vida e saúde.

Esperada com muito amor, foi um dia muito importante de muita festa no meu coração e hoje meu amor, me lembro com saudade do dia que lhe peguei nos braços pela primeira vez. 

Que emoção, se eu te amei naquele dia hoje o meu amor continua maior, cada vez mais, cada vez mais também vejo o quanto tenho orgulho da minha filha.

Uma data como essa, o dia do seu aniversário é um dia especial como você, hoje um pouquinho maior, cada vez mais linda e cheia de sonhos.
Desejo que a cada manhã Jesus abençoe seus passos, sua vida e coloque um colorido especial no seu sorriso tão lindo.
Com todo o amor do mundo receba de quem a ama de mais.
Os meus Parabéns Filha e muitas FELICIDADES.
De seus pais Abimael, katia e de todos de sua familia.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

MEU NOVO NUMERO " AOS LEITORES"


Passei algum tempo sem celular, devido, ter perdido meu último aparelho. Aos amigos e conhecidos, interessados, para contatos de trabalho. Meu novo numero de celular é (68) 9994-9974.  Obrigado, aos amigos! / 

J.Gomes, reporter, blogueiro, líder comunitário, radialista, estudioso das relações interpessoais na concepção filosófica e cético em aceitar a psiquiatria e- a psicologia como ciência.

Email: jsousatk@gmail.com

ELETROACRE DE RIO BRANCO REALIZA LEILÃO


Rio Branco, 19 de junho de 2014 - A Eletroacre de Rio Branco em conjunto com a leiloeira oficial Deonizia Kiratch realizam leilão presencial e eletrônico no dia 25 de junho de 2014, a partir das 09:00 horas, no auditório da Eletroacre e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br.. 

No evento, como destaque será leiloado terreno com 83.177m² em Epitaciolândia. Além disso, terrenos e edificações no estado do Acre, também fazem parte do pregão. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br ou então pelo 0800-707-9272.


Patricia Jaques
Assessoria de Comunicação
(44) 2101-9272
assessoria@leiloesdajustica.com.br
www.leiloesjudiciais.com.br

sexta-feira, 13 de junho de 2014

KARYTA ÉVINY " LOCUTORA"


Karyta Éviny, com apenas 19 anos. Um garota determinada que sonha cursar medicina, trabalha na rádio Nova Era FM atuando como locutora a mais de 3 anos, uma garota apaixonada por comunicação e agora pegou o gosto pela á escrita. Karyta pegou o gosto pela escrita e a política, creio eu, que em breve ela será uma líder e vai influenciar, muitas pessoas, a reivindicar seus direitos. 

Karyta Éviny, alem, de locutora é uma amiga pessoal, a qual, tenho, muita admiração. É uma amiga para todas ás horas, sem frescura, simples, mas, determinada. Uma pessoa que sabe o que quer. 

Uma pessoa de personalidade forte, carismática e com uma peculiaridade que encanta. Dona do Blog Fala sério, um blog que vale apena acessar. Boa sorte! Minha, amiga.

SONHO QUE SE SONHA JUNTO, TORNA-SE REALIDADE


Somos jovens, entretanto, não significa que somos incapazes de realizar algo. Temos sonhos, anseios e cremos que ainda podemos mudar a forma de se fazer política.


Por enquanto somos poucos e juntos vamos embarca nesse sonho em busca da mudança. Não é necessário dinheiro para se faze a política honesta, o que é preciso, é capacidade, seriedade e compromisso.

A ' BESTA" REVELADA

Cássio Barbosa

No dia 8 de junho, enquanto todo o mundo estava interessado na Copa, eu inclusive, um elemento sorrateiro passou por perto. Sem nenhum interesse pelo que se passava aqui na Terra, mas certamente dando calafrios em quem estava atento.

Nesse dia, o asteroide 2014 HQ124 deu um “rasante” na Terra. Ele passou a mais ou menos 1,25 milhões de quilômetros do planeta, o que é algo em torno de 3 vezes a distância entre nós e a Lua. Outros asteroides já passaram a distâncias até menores que isso; ano passado o asteroide 2012 DA14 passou a meros 25 mil km da superfície da Terra! Isso é menos do que a altitude dos satélites de comunicação. Eles estão em órbita geoestacionária da Terra a uma altura de 36 mil km.

O que arrepia nesse caso não é a distância, mas o tamanho de HQ124. Ele tem aproximadamente 352 metros de diâmetro e tinha sido descoberto apenas no final de abril, com um telescópio espacial que não faz monitoria do céu.

Explicando: existem hoje vário projetos de monitoria de objetos particularmente perigosos, no sentido de colisão conosco. Segundo consta, todos os asteroides com algum risco de colisão com a Terra que tenham mais de 100 metros diâmetro já haviam sido catalogados. Mas o HQ124 escapou desse catálogo. Mais ainda, nenhum projeto de monitoria do céu conseguiu observá-lo! Todas as noites, telescópios de diversos países, formando uma rede de observação, apontam para o céu e identificam esses objetos. Nesse caso, nenhuma dessas redes pegou essa "Besta", como foi apelidado, mas coube a um telescópio espacial que observa no infravermelho chamado WISE disparar o alerta.

O tamanho de HQ124 assusta, se ele ou qualquer outro irmão de tamanho semelhante acertasse a Terra, o impacto seria o equivalente ao de uma bomba H, muito mais poderosa do que uma bomba nuclear. Isso não seria suficiente para aniquilar a vida, mas certamente causaria estragos imensuráveis, principalmente se caísse em alguma região densamente povoada. Ou mesmo causando um tsunami gigantesco se caísse no mar. O que daria no mesmo.

Durante sua passagem, uma rede de radiotelescópios se mobilizou para obter imagens de radar de HQ124. As imagens mostram detalhes da sua superfície com tamanho de 4 metros. Com essa precisão, seu tamanho foi revisado para 370 metros pelo menos, mas as imagens mostram algo mais intrigante.

A forma alongada demais do asteroide sugere que ele seja na verdade composto por duas rochas encostadas uma na outra. Isso formaria um sistema duplo de contato, um sistema visto pela primeira vez.

O HQ124 passou por nós no último dia 8, a uma velocidade de mais de 50 mil km/h. Ainda que o impacto não fosse trágico o suficiente para dizimar a vida na Terra, ele causaria muitos estragos e provavelmente milhões de vítimas. Mas o que assustou mesmo foi o fato de ser um asteroide de quase meio quilômetro que foi descoberto a menos de 2 meses de sua maior aproximação. Não teríamos como evitar o impacto, se fosse o caso. O máximo que daria para fazer é bolar alguma estratégia de evacuação que minimizasse o número de vítimas.

Ainda bem que passou longe!


(Foto: NASA/JPL-Caltech/Arecibo Observatory/USRA/NSF)

G1

COHAB: MORADORES ORNAMENTANDO ÁS RUAS DO NOSSO BAIRRO









quarta-feira, 11 de junho de 2014

PACIENTE DIVULGA VÍDEO REVOLTADA COM SEBASTIÃO VIANA E DIZ QUE ELE PODE PAGAR UM PREÇO MUITO ALTO NA JUSTIÇA DIVINA

Há quatro anos esperando por uma cirurgia de coluna, Maria das Graças Costa Magalhães, de 51 anos, voltou a divulgar vídeo no You Tube para fazer um apelo e criticar o governador Sebastião Viana (PT), que teria se comprometido de intervir para resolver ajudá-la em novembro de 2013, mas de acordo com ela, até o momento nada foi feito. “Sofro de dores diariamente”, reclama.


O governador chegou a responder um pots, depois da grande repercussão nas redes sociais do primeiro vídeo em que Maria das Graças Costa Magalhães fez um desabafo sobre sua condição de saúde e o descaso no atendimento da Saúde Pública do Acre. Na época, Sebastião pediu o contato da paciente e afirmou que teria feito o encaminhamento à secretária de saúde, Suely Melo.


Sete meses depois, Marias das Graças informa que chegou a ser procurada por pessoas ligadas à saúde que pediram novos exames, mas esqueceram seu caso. Em um novo vídeo divulgado na noite de terça-feira (10), ela afirma que voltou a reclamar porque não aguenta mais esperar. “O governador falou que iria ajuda, mas eu não recebi esta ajuda até agora não fiz a cirurgia”, afirma.

A paciente diz que fez novos exames, sendo que a maioria foram custeados pelo próprio bolso. “O único que fiz pelo Estado foi a ressonância magnética, porque pelo governo demora de um ano a seis meses”, diz Maria das Graças ao informar que seu estado de saúde se agravou mais, depois que apareceu um nódulo no seu pescoço. Exames confirmaram que ela sofre de problemas na tireoide.

Maria das graças afirma que tenta marcar uma consulta com um ortopedista há três meses, mas ninguém ligou. “Que governo é este que não ajuda as pessoas? Não coloca médicos profissionais? Não estou aqui para criticar ou perseguir políticos, quero apenas minha saúde. Muitas pessoas estão precisando de ajuda, mas não têm coragem de colocar a boca no trombone”, enfatiza.

No vídeo a paciente questiona ainda as promessas de campanha de Sebastião Viana. Maria das Graças acredita que a maioria dos eleitores votaram acreditando na promessa de saúde de primeiro mundo. E também criticou ainda a capacidade administrativa do governador petista. Ela faz, inclusive, um alerta ao governador que muitas pessoas podem morrer se ele não fizer nada.

A internauta finaliza o apelo dizendo que não tem mais condições de gastar com seus problemas de saúde. “Não prometa, reaja, me procure, venha conversar comigo, não mande pessoas que não aparecem para ajudar. Se acontecer alguma coisa comigo ou com outras pessoas por falta de atenção, o senhor vai pagar um preço muito alto na justiça divina”.

O OUTRO LADO

A reportagem do ac24horas procurou a secretária de Saúde Suely Melo para os devidos esclarecimento. Ela afirmou que á única médica especialista no caso da paciente está grávida e impossibilitada de fazer o atendimento, mas que um outro médico está sendo contratado pelo governo.

“Acompanhamos esse caso e não deixamos de dar a assistência necessária. Dona Maria teve todos os exames realizados e o encaminhamento de sua cirurgia, que estava apenas para confirmar a data, porém, a médica que acompanhou o caso e faria a cirurgia é a única nessa especialidade no estado, e precisou se ausentar antes do previsto devido problemas em sua gravidez. Estamos no processo de contratação de outro médico e o caso de dona Maria será tratado com toda a atenção”, diz Suely Melo

AC/24horas


RADIALISTA GILSON AMORIM SE AFASTA DA RÁDIO COMUNITÁRIA NOVA ERA FM.


O radialista Gilson Amorim, em função de sua Pré-candidatura a Deputado Estadual, pediu nessa última semana afastamento de suas funções como radialista para evitar futuros problemas com a Justiça eleitoral, que este ano está bastante rigorosa. Gilson, expressou seus agradecimentos pela rede social (Facebook). Agradeceu o tempo que passou atuando na Emissora comunitária como Locutor e sonoplasta.

Declaração de Gilson Amorim (Facebook)

Em cumprimento da Lei Eleitoral, Ontem, me Afastei da Rádio nova Era FM. “Eu escolhi me afastar hoje só por garantia para não ter problemas lá na frente com justiça Eleitoral". Há cerca de seis anos atrás, iniciei minha trajetória como Radialista, operador de áudio e Repórter.

Agradeço de Coração o Raimundo Accioly, foi o cara que me deu a oportunidade de ingressar na equipe de jovens Radialistas. Tudo que sou hoje, a Rádio Nova Era FM foi a grande responsável por isso! Ao Meus amigos da Rádio Nova Era FM que são meus irmãos, deixo, aquele abraço! "A minha voz é a sua voz. estou muito feliz por esse novo desafio na minha vida".

Karytta Éviny e J.Gomes

NOTAS DE CORTE DO ProUNI 2014/2 JÁ ESTÃO DISPONÍVEL, INSCRIÇÕES SEGUEM ATÉ HOJE


Após o primeiro dia de inscrições para o segundo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2014, o sistema atualizou as notas de corte e a classificação parcial dos mais de 210 mil concorrentes que se inscreveram no primeiro dia.

A nota de corte consiste na menor nota para ficar entre os virtuais pré-selecionados para cada curso. Ela se baseia no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos para determinada opção de curso, por modalidade de concorrência. Já a classificação parcial mostra a posição do estudante em relação aos seus concorrentes na opção desejada.

Para aqueles que possuem pontuação muito inferior a nota de corte em suas opções de curso, recomendamos que façam alteração de suas escolhas, uma vez que o programa permite mudanças ilimitadas nas inscrições, sendo consideradas válidas as últimas opções registradas.

Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação na noite de ontem, o número de inscritos no primeiro dia desta edição supera em 150% a quantidade de candidatos que se cadastraram no primeiro dia de inscrições da segunda edição do ProUni 2013.2, mostrando um forte crescimento.

As inscrições para o programa seguem até esta quarta-feira (11). Os interessados ainda podem se candidatar as bolsas acessando a página do ProUni e logando o sistema com a inscrição e senha cadastrada no Enem 2013. Em caso de perda da senha, é possível recuperá-la seguindo as orientações deste artigo.

O resultado com os aprovados na primeira chamada do ProUni 2014/2 deve ser liberado no próximo domingo, dia 15, com matrícula e entrega da documentação prevista para o período entre 16 e 24 de junho.

O ProUni concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério exclusivo para seleção dos beneficiados.

LEI QUE CRIA COTA DE 20% PARA NEGROS NO SERVIÇO PÚBLICO ENTRA EM VIGOR

Lei que cria cota de 20 para negros no servio pblico entra em vigor

Dilma Rousseff reuniu personalidades negras para sanção da lei de cotas (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Entrou em vigor nesta terça-feira (10) a lei que reserva 20% das vagas nos concursos públicos da União para candidatos negros. A lei foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça, com efeito imediato e vigência pelo prazo de 10 anos.

A presidente Dilma Rousseff havia sancionado a lei na segunda-feira (9), no Palácio do Planalto, em evento que contou com a presença de personalidades negras.

A reserva de vagas valerá para concursos destinados à administração pública federal, a autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O texto não estende as cotas ao Legislativo, Judiciário nem a órgãos públicos estaduais ou municipais. O Senado, no entanto, decidiu instituir cota de 20% para negros e pardos nos concursos públicos e contratos de terceirização da Casa.

Autodeclaração

O texto da lei determina que, no ato de inscrição no concurso público, o candidato que queira concorrer pelo sistema de cotas deve se declarar de cor preta ou parda, de acordo com o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O candidato que se declarar negro concorrerá simultaneamente tanto às vagas destinadas à ampla concorrência quanto às cotas. Se o interessado for aprovado dentro do número de vagas oferecido para a ampla concorrência, sua vaga não será computada para preencher a reserva das cotas.

A nova regra prevê reserva somente em concursos públicos que ofereçam três ou mais vagas e não se aplicará a certames cujos editais tenham sido publicados antes da vigência da lei.

O texto também determina que os editais terão de informar de forma "expressa" o total de vagas correspondentes à cota para cada cargo ou emprego público oferecido.

Declaração falsa

A lei prevê que, caso constatado que a declaração de negro ou pardo seja falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se já tiver sido nomeado, poderá ter sua admissão anulada e responder a um procedimento administrativo.

Após a cerimônia de sanção, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou que não haverá comissão específica para apurar se a declaração do candidato é falsa. Segundo ela, o governo trabalha com a hipótese de que denúncias serão feitas por cidadãos e apuradas pelo Ministério Público, como ocorre atualmente quando alguém denuncia uma suposta declaração falsa de cota nas universidades.

Segundo a ministra, o governo estuda a elaboração de um parecer jurídico que deverá servir de base para que as denúncias sejam apuradas da mesma maneira. Luiza disse que a lei para concursos públicos está embasada na aplicação da lei de cotas universitárias. "Os negros não estão tomando o lugar dos brancos. O que nós estamos fazendo é seguindo o entendimento que muitos especialistas, magistrados, inclusive nas cortes superiores, têm no Brasil, de que, para você construir a igualdade, você não pode tratar os desiguais da mesma forma. Simplesmente é isso que está sendo feito", destacou a ministra.

Questionada sobre se há "contrassenso" por parte do governo federal ao sancionar a lei e ter somente um dos 39 ministros de Estado negro – ela própria –, Luiza afirmou que a lei poderá contribuir para ter mais negros indicados a cargos do chamado "primeiro escalão". "Na medida em que nós tenhamos uma presença maior de negros no serviço público, com um conjunto de possibilidades, teremos a chance de ter prováveis indicados para cargos mais altos, como secretários-executivos e ministros, mais do que temos hoje."

Indicação ao STF

O diretor-executivo do movimento Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), Frei David Santos, revelou que, após a cerimônia, entregou à presidente Dilma uma lista com nove nomes de negros para substituir o atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que se aposentará. Segundo Santos, uma indicação assim seria "coerente".

"Para subsidiar a presidente na escolha do substituto, estamos lhe entregando uma primeira lista de candidatos negros, com notório saber jurídico, à vaga no STF. (...) Para que a presidente seja coerente com todo o esforço que tem apresentado em seu governo, incluindo a política de cotas, ela tem de indicar um negro para o lugar do ministro Joaquim Barbosa", disse.

'Contra a discriminação'

Durante a cerimônia de sanção no Planalto, da qual participaram líderes de movimentos negros, parlamentares, ministros e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Dilma afirmou que a lei representa uma vitória sobre a "luta travada contra a discriminação racial" no país.

A presidente voltou a afirmar que a Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira (12), representará a luta pela paz e contra o racismo. Ela também comparou a lei que institui as cotas no serviço público a uma lei semelhante para reserva de vagas nas universidades públicas. "Estou certa de que podemos, em um curto espaço de tempo, fazer a mesma avaliação positiva da lei de cotas no serviço público. As duas [leis de cotas no serviço público e nas universidades] expressam escolhas políticas inequívocas de um governo determinado a defender a igualdade racial como um valor maior na nossa sociedade."

JORNALISTA WASHINGTON AQUINO SE AFASTA DA RÁDIO E DA TV

Wanshington Aquino

Depois de 24 anos dedicados ao radio e a televisão, o jornalista Washington Aquino resolveu se afastar dos programas que comanda na TV 5 (Rede Bandeirantes) e do popular “Gente em Debate”, na radio Difusora Acreana para lançar-se pré-candidato na disputar pelo PCdoB a uma das 24 vagas de deputado na Assembleia Legislativa do Acre.

Aquino fez história no Acre, sendo um dos poucos detentores de um prêmio nacional de jornalismo.

“Estou saindo para esse novo desafio com o desejo de ajudar o povo do Acre. Por isso estou anunciando que sou pré-candidato a deputado estadual, mas já morrendo de vontade de voltar, pois no microfone também consigo ajudar muitas pessoas. O jornalista Júnior César, comandará os dois programas até outubro, durante a ausência do Aquino.

AC/24HORAS

LÂMPADAS INCANDESCENTES DE 60 WALTS VÃO SUMIR DAS LOJAS EM ATÉ UM ANO

As lâmpadas incandescentes de 60 watts, as mais tradicionais para uso doméstico no Brasil, deixarão de ser comercializadas. A partir de julho, não será mais permitido comercializá-las nas lojas e, daqui a um ano, não será permitido oferecê-las no varejo.

Isso acontece por causa de uma portaria de 2010 dos ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento que estipulou índices de eficiência para esses produtos.

A partir do mês que vem, não será permitida a importação ou a fabricação de lâmpadas incandescentes que tenham entre 41 watts e 60 watts de potência –modelos acima de 61 watts já passaram por esse veto. A comercialização no varejo será vetada daqui a um ano, mas a expectativa no mercado é que os estoques terminem em cerca de seis meses.

JOVENS QUE POSTAM FOTOS COM ARMAS NO FACEBOOK PODEM PEGAR 10 ANOS DE PRISÃO

delegadojovns2

O trabalho de inteligência da Polícia Civil da 3ª Regional conseguiu identificar e prender nesta terça-feira (10) quatro jovens moradores da região da Sobral, acusados de publicarem fotos e vídeos nas redes sociais, fazendo apologia ao crime e exibindo armas de fogo.
Foram presas três pessoas maiores de idade - Jonata Mendes do Vale, 28 anos, Kaíque Mendes de Morais, 21 anos e Adélson Brito Pessoa, 20 anos - e um menor, de 16 anos.
Segundo a polícia, os três maiores de idade responderão pelos crimes de corrupção de menores, apologia ao crime e entrega de arma de fogo a menor de idade. Somando os três delitos, eles podem pegar até 10 anos de prisão.
Após serem ouvidos pelo delegado de Polícia Civil, os acusados foram liberados para responder ao processo em liberdade.

O delegado Tiago Fernandes, responsável pelo caso, conta que os acusados confessaram a autoria dos vídeos e fotos, mas disseram que o material não passava de uma brincadeira, feita porque não tinham nada para fazer e resolveram postar as gravações no 
Facebook.

"São crimes graves e os quatro jovens devem ser responsabilizados pelos atos", disse o delegado.

O inquérito foi concluído e será encaminhado ao Judiciário e ao Ministério Público do Estado
.
Contilnet

quarta-feira, 4 de junho de 2014

MORADORES DA INVASÃO DO BAIRRO DO IPEPACONHA NÃO ESTÃO SATISFEITO COM ÁREA DESAPROPRIADA PELA PREFEITURA


                                         Terreno onde serão alocadas ás famílias

Na última semana, moradores do Bairro do Ipepaconha procuraram a imprensa local, para mostra a área na qual a prefeitura desapropriou para remanejamento das famílias que estão na invasão do ipepaconha " Área do Senhor Flavio Sampaio". Os moradores que fizeram altos investimentos em suas residências, estão insatisfeitos com a área oferecido pela prefeitura. 


Segundo a administração á referida área de terra possui 28.200,00 m² com o perímetro de 1.528,00 m e se localiza no mesmo Bairro, qual seja, Ipepaconha, em frente à atual área que é ocupada pelas famílias que se encontravam no evento. 

A área é de propriedade de Samayra Maria Saraiva e foi avaliada em R$ 592.200,00 (quinhentos e noventa e dois mil e duzentos reais) será desapropriada administrativamente e será paga em 30 parcelas de R$ 19.740,00 (dezenove mil reais setecentos e quarenta reais). 


                                        Local atual, onde, residem ás famílias

Segundo os moradores, eles não compreendem porque a prefeitura não compra a área que já estão, ao invés, de comprar uma área no ponto mais baixo da cidade. Estivemos no local acompanhados de alguns moradores, os mesmos, nos mostraram os terrenos que serão alocadas ás famílias que serão desalojadas. Informações dão conta que a prefeitura já começou a desmanchar algumas casas na referida invasão.

Karytta Évinny/ Blog Fala Sério

Coloboração: J.gomes e Albanir Morais